Um texto ideal...
Faz todo sentindo com o meu momento, e pode fazer com o seu também!
Um processo de luto representa toda e qualquer perda, seja de um emprego, uma separação, mudança, ou a própria morte, e a semelhança entre tudo isso e o luto e a necessidade de um recomeço. Fácil, não é!
São muitos sentimentos e emoções que desenvolvemos mediante uma perda como, negação, culpa, raiva, aceitação até se chegar a transformação, estamos falando de um processo e não um estado e tudo isso pode ser uma perda real ou simbólica.
E o mais difícil é preencher tudo isso que esta te afligindo, preencher e não substituir, de coisas boas. Quantas vezes você não se sentiu culpado mediante um termino de relacionamento, quantas vezes você não se sentiu culpado ao ser demitido de uma empresa. A pessoa nesse processo, com tantos sentimentos de culpa, desenvolve muitas crenças que não são absolutas verdades, e essas mudanças interferem no emocional de cada um.
Precisamos recomeçar, enfrentar esses medos e sim somos capazes, as vezes a sensação é que nada vai mudar esse sentimento, que você já tentou de tudo, e é como se a vida já tivesse desistido de você, e essa baixa reação ao ambiente implica em grande comprometimento da sua saúde mental.
Não negue seus sentimentos, saiba pedir ajuda. Não busque por rótulos, ou motivos tão concretos para sua dor, apenas sinta ela, permita-se, só depois de passar por todo o processo que você chegará ao recomeço.
O novo causa muito medo, mas permita-se viver esse novo, você não é dependente emocional daquilo que se foi, não crie essa barreira.
“Só é possível recomeçar se não tiver medo de perder”.
#psicologia #psicoterapia #tcc #cognitivocomportamental #facaterapia #recomeçar #medos #permitase